A LEI SOLAR DE PORTO ALEGRE É DEBATIDA NAS QUARTAS TEMÁTICAS

Parceria da SMAM com os Amigos da Terra trará palestras sobre temas relacionados à cidade.

Com o objetivo de dar maior visibilidade ao tema sustentabilidade na cidade, inicia-se em 08/08/2007 o projeto “Quartas Temáticas da Cidade”, a partir de uma parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM) e do Núcleo Amigos da Terra/Brasil, viabilizada pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA). A proposta é debater as questões relacionadas à problemática socioambiental, relevantes no contexto atual, para a cidade de Porto Alegre.

O primeiro debate será “A Lei Solar transforma Porto Alegre numa Cidade Solar?”, com o coordenador da iniciativa Cidades Solares e pesquisador associado ao Instituto Vitae Civilis/SP Délcio Rodrigues. A palestra discutirá a lei municipal, nº560 de 03/01/2007, que criou o Programa Municipal de Incentivo à Energia Solar e está em processo de regulamentação e implementação pela Prefeitura.

Para o pesquisador essa lei “é um primeiro bom passo para a construção de uma cidade solar”. E completa “entretanto, vários outros aspectos da sustentabilidade nas edificações e nas cidades ainda precisam ser trabalhados para a construção de uma cidade sustentável”, afirma.

Pois para ele a cidade que (re)construimos hoje definirá nosso compromisso futuro com a sustentabilidade do Planeta.

“Assim como a infraestrutura, as edificações têm vida útil de várias décadas e a demanda por água, energia e serviços ambientais estabelecidos quanto da definição do projeto e de sua implantação acontecerá ao longo de toda a vida útil das obras”, argumenta.

O encontro será realizado na sede da SMAM, na Av. Carlos Gomes 2120, sala 111, das 17hs às 18h30min.

Histórico das Quartas Temáticas

O Núcleo Amigos da Terra/Brasil realiza desde 2004 encontros chamados de “Quartas Temáticas”, debates sobre temas importantes e questões socioambientais em pauta. Proporcionando ao público em geral informações atuais sobre meio ambiente.

As reuniões reúnem especialistas, sócios, simpatizantes e amigos da entidade para discutir as questões do momento.

Os encontros têm como objetivo nivelar o conhecimento entre especialistas, sócios, simpatizantes e amigos da entidade, sobre o que a organização faz, além de, fornecer subsídios para a definição das posições adotadas pelos Amigos da Terra.

Confira toda a programação das Quartas Temáticas da Cidade:

12/09/2007 – Plano Diretor Cicloviário Integrado de Porto Alegre, com Régulo Ferrari da EPTC.
03/10/2007 – Futura sede dos Amigos da Terra – Centro de Referência em Arquitetura Sustentável no Meio Urbano, com a equipe CaSaNaT (Criação em Arquitetura Sócio-Ambiental para o Núcleo Amigos da Terra).
07/11/2007 – O Projeto Monumenta: ações para a sustentabilidade do centro histórico de Porto Alegre, com a coordenadora do projeto Briane Bicca.
05/12/2007 – Cidades mais sustentáveis, com o coordenador da Linha de Pesquisa em Comunidades e Edificações Sustentáveis do NORIE/UFRGS, Miguel Sattler.
09/01/2008 – Propostas para espaços públicos sustentáveis em Porto Alegre, com Oscar Francisco Carlson, da SMAM.

Silviene Lopes
Assessora de Imprensa (MTb 12778)
Núcleo Amigos da Terra/Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2022: Natureza Brasil | GREEN EYE Theme by: D5 Creation | Powered by: WordPress