Quarta temática

Para promover debates sobre temas importantes e questões socioambientais em pauta, o Núcleo Amigos da Terra Brasil desenvolve o projeto Quartas Temáticas.

      Desde 2003, as Quartas Temáticas promovem às quartas-feiras, reuniões informais, com especialistas, sócios, simpatizantes e amigos da entidade, ativistas e curiosos. Os encontros abertos a todos os interessados têm como objetivo nivelar o conhecimento dos interessados sobre o que a organização faz e fornecer subsídios para a definição das posições adotadas pelos Amigos da Terra.

PROGRAMAÇÃO DE 2008

Em 2008 as Quartas Temáticas ocorrerão todas as segundas e quartas quartas-feiras de cada mês, das 17h as 18h30min, na sede da entidade, na rua Carlos Trein Filho, número 7, Bairro Auxiliadora, em Porto Alegre.


25 de junho de 2008 – Mostra do Vídeo “Futuro do Rio Uruguai: pela democratização da energia” e debate sobre o Programa sobre Instituições Financeiras dos Amigos da Terra com a jornalista Elisangela Paim

9 de julho de 2008 – Debate sobre as ações e perspectivas dos Amigos da Terra no Programa Sustentabilidade nas Cidades com as arquitetas e urbanistas Carolina Herrmann e Cleusa Telles

23 de julho de 2008 – Apresentação sobre a Federação Internacional Friends of the Earth e Amigos de La Tierra América Latina y Caribe com a geóloga MSc. Lucia Ortiz

13 de agosto de 2008 – Apresentação das ações do Programa Antártica e Oceano Austral com os geógrafos MSc. Ricardo Burgo Braga e Dr. Ulisses Bremer

27 de agosto de 2008 – Debate sobre o Programa Energia e Justiça Climática com a geóloga MSc. Lucia Ortiz e a arquiteta Carolina Herrmann

17 de setembro de 2008 – Debate sobre a Campanha contra a Expansão das Monoculturas de Árvores Exóticas no Pampa com a professora MSc em Educação Conceição Carrion

24 de setembro de 2008 – Relato sobre a participação no Curso de Campanhistas com a jornalista Eliege Fante

01 de outubro de 2008 – Relato sobre a participação na Escola da Sustentabilidade de Amigos da Terra América Latina com a arquiteta Cleusa Telles e Felipe Amaral do Instituto Biofilia

8 de outubro de 2008 – Debate sobre o Uso de Instrumentos do Direito Ambiental com o advogado Esp. em Direito Ambiental Rogério Rammé

12 de novembro de 2008 – Abordagem sobre agrocombustíveis com a geóloga MSc. Lucia Ortiz em preparação à Conferência Mundial sobre Biocombustíveis convocada pelo Governo Federal, que acontecerá em SP entre os dias 17 e 21

19 de novembro de 2008 – Apresentação e discussão sobre a Iniciativa para a Integração Regional Sul-Americana (IIRSA) com a jornalista Elisangela Paim

Quarta Temática da Cidade

 

PROGRAMAÇÃO DE 2007

26 de setembro – “A Mata Atlântica e os ecossistemas associados”, com a ambientalista Kathia Vasconcellos

20 de junho – “CaSaNaT – Criação em Arquitetura Sócio-Ambiental para o Núcleo Amigos da Terra”, com as arquitetas Carolina Hermann e Letícia Rodrigues.

16 de maio – “Alternativas produtivas sustentáveis para o pampa”, com as engenheiras agrônomas Carla Villanova e Luciana Picoli.

18 de abril – “Caos Climático e o fim da energia barata (oil peak): estratégias e oportunidades rumo a economias de suficiência, equidade e sustentabilidade”, com a geóloga e coordenadora geral do NAT Lúcia Ortiz.

21 de março – “Integração do Continente Sul Americano” com Elisângela Soldatelli Paim e Maria da Conceição de Araújo Carrion, ambas integrantes do Programa “O Papel das Instituições Financeiras e os Impactos dos Megaprojetos” dos Amigos da Terra.

 

PROGRAMAÇÃO DE 2006

Os temas abordados no ano de 2006 foram:

08/11 – “A questão de gênero na preservação do meio ambiente”.A mediação inicial estará sob responsabilidade de Conceição Carrion e Elisangela Paim, coordenadoras das Quartas Temáticas/2006.

13/09 – O documentário e o relatório “Mudanças do Clima, Mudanças de Vidas”, com Guilherme Leonardi coordenador da Campanha Não Nuclear e também é um dos coordenadores da campanha de Mudanças Climaticas do Greenpeace Brasil.

27/09 – “O ambiente e a comunicação do ponto de vista do humanismo concreto”, com o jurista e jornalista Cláudio Hiran.

02/08 – “O projeto da Stora Enso no Rio Grande do Sul”, com o ambientalista Caio Lustosa.

09/08 – “A posição do Brasil no cenário de bionergia”, com a geóloga e coordenadora do Núcleo Amigos da Terra / Brasil, Lúcia Ortiz.

16/08 – “Controle e procedimentos nos casos de acidentes químicos nas rodovias do Rio Grande do Sul”, com o instrutor da Polícia Federal, Amaral Ferreira da Silva.

22/08 – “O papel do BNDES no financiamento aos projetos de infra-estrutura na América do Sul”, com a jornalista Elisangela Soldatelli Paim e com a assessora técnica, Conceição Carrion, do NAT.

29/08 – “Programa Estadual de Captação e Manejo da Água de chuva (PECMAC)”, com o chefe de Gabinente Adjunto da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e coordenador do PECMAC, Sérgio Sady Musskopf.

05/07 – “Zoneamento Ambiental para Atividade de Silvicultura no RS”, com a Engenheira Florestal, Sílvia Pagel, e com a Geógrafa, Lilian Ferraro, FEPAM.

12/07 – “Lixo e reciclagem”, com o ambientalista gaúcho Augusto Carneiro.

19/07 – “Gestão de Resíduos na Bélgica”, com a bióloga Potira Preis.

26/07 – “Os impactos políticos na integração sul-americana após o processo de nacionalização do gás na Bolívia”, com o historiador Mario Maestri.

07/06/2006 – Vídeo-debate “O Planeta Sedento”- parte 1

14/06/2006 – Vídeo debate “O Planeta Sedento”- parte 2

21/06/2006 – “A experiência vivida em três ecovilas na Europa (Escócia, Portugal e Alemanha)”, pela bióloga Potira Preis – Clique aqui e veja a apresentação.

28/06/2006 – “As conseqüências éticas do consumo de animais,” com o filósofo Alan Taylor .

03/05 – “Candiota e a Problemática da Água”, com o geólogo, Robeto Kircheim.

10/05 – “As alterações do Programa Socioambietal da PMPA”, após as tratativas com o BID, com o Diretor do DMAE, Flávio Presser.

17/05 – “A tentativa de barrar um dos maiores rios do mundo: o complexo hidrelétrico do rio Madeira”, com a geóloga Lúcia Ortiz.

24/05 – “Fundo de Compensação Ambiental”, com as promotoras do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, Dra. Ana Maria Marchesan e Dra. Annelise Steigleder.

31/05 –”Desenvolvimento Rural Sustentável e impactos ambientais da expansão da silvicultura no RS”, com Guilherme Abreu, Técnico em Monitoramento e Controle Ambiental e estudante de Agronomia na UFRGS.

12 Abril – “Confraternização em comemoração aos 42 anos da Entidade”, com a presença das sócias fundadoras da então Ação Democrática Feminina Gaúcha (ADFG).

19/04 – “A problemática da Construção das fábricas de celulose no Uruguai”, com o jornalista Gehard Dilger.

26/04 – “O Plano Diretor Cicloviário de Porto Alegre”, com o prof. Dr. Especialista em Mobilidade Urbana, Emílio Merino, e Paulo Roberto Alves, representante da Associação de Ciclista da Zona Sul de Porto Alegre.

© 2022: Natureza Brasil | GREEN EYE Theme by: D5 Creation | Powered by: WordPress