Quem somos
Quem Somos : O Núcleo Amigos da Terra Brasil (NAT/Brasil) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) com sede em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que atua há mais de 40 anos na defesa do meio ambiente.
Núcleo Amigos da Terra Brasil MOBILIZAR, RESISTIR, TRANSFORMAR
NOSSA VISÃO Nossa visão é de um mundo pacífico e sustentável, baseado em sociedades vivendo em harmonia com a natureza. Visamos uma sociedade de povos interdependentes vivendo com dignidade, totalidade e realização, onde a equidade e os direitos humanos e dos povos são cumpridos. Esta deve ser uma sociedade construída com soberania dos povos e participação. Será fundada na justiça social, econômica, ambiental e de gênero e livre de todas as formas de dominação e exploração.
NOSSOS VALORES Diversidade cultural e ecológica Soberania dos povos, direitos humanos e dos povos Equidade social, ambiental, econômica e de gênero Respeito à natureza e à relação indissociável entre natureza e sociedade Democracia participativa e outras formas de participação nos processos de decisão Valorização das realizações e ações coletivas como meio de construção de um mundo melhor
COMO ATUAMOS Desenvolvemos programas, campanhas e projetos que combinam ações de resistência, mobilização e transformação. Os programas são nossos eixos temáticos prioritários de atuação. As campanhas são ações conjunturais de união de esforços para responder a uma determinada demanda. Os projetos são os viabilizadores e sustentadores de um ou mais programas ou campanhas da organização.
NOSSAS LINHAS ESTRATÉGICAS Mobilizamos Através de apoio a comunidades locais, da mobilização da opinião pública, e do apoio e participação em lutas sociais, políticas e ambientais Resistimos Através de ações coletivas de resistência de base comunitária, ações diretas, manifestações públicas, de incidência e influência política e através da construção e participação em alianças estratégicas com movimentos e organizações sociais Transformamos Através da conscientização, promoção e apoio a experiências existentes e novas iniciativas ou soluções, na construção e criação de novas estruturas, sistemas e processos democráticos e incidindo nos existentes; revivendo, criando e compartilhando sistemas de conhecimentos e saberes |